CEDEAO realiza "salto prodigioso" em matéria de integração económica

Yamoussoukro, Côte d'Ivoire (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, composta por 15 países membros, fez um "salto prodigioso" em matéria de integração económica, com a adoção da Tarifa Externa Comum (TEC), no quadro dos seus esforços para relançar a integração monetária e da conclusão das negociações sobre o Acordo de Parceria Económica (APE) com a União Europeia (UE), afirmou o Presidente da organização.

Kadré Désiré Ouédraogo disse aos dirigentes oeste-africanos reunidos na capital ivoiriense, Yamoussoukro, para a sua 44ª Cimeira ordinária sexta-feira, que a adoção da TEC pelos dirigentes durante a sua cimeira em Dakar, no ano passado, e que deve entra rem vigor a 1 de janeiro de 2015 é uma "etapa crucial da realização da União aduaneira".

"Isto ilustra-se igualmente pelas medidas diligentes tomadas para relançar o nosso projeto de integração monetária e as negociações sobre os APE. Ultimamente, podemos assistir a ações empreendidas para relançar os grandes projetos de infraestruturas necesárias para a integração dos nossos mercados, bem como para a facilitação do comércio", sublinhou o presidente da Comissão na abertura da cimeira de dois dias.

O presidente Ouédraogo felicitou os Presidentes Alassane Ouattara da Côte d'Ivoire pelas infraestruturas, nomeadamente o transporte aéreo, Blaise Compaoré do Burkina Faso pela livre circulação das pessoas e a liberalização das trocas intra-comunitárias, Macky Sall do Senegal pelas negociações sobre os APE, bem como Mamadou Issoufou do Níger e John Mahama do Gana pela supervisão do processo de integração monetária.

Ele preconizou um "novo impulso" na área das infraestruturas com o projeto de rede de interconexão elétrica dos países da União do Rio Mano (UFM) e o projeto de autoestrada Abidjan-Lagos, cujo tratado será assinado pelos cinco países interessados nesta Cimeira e a construção de postos fronteiriços comuns.

-0- PANA SEG/FJG/BEH/IS/CJB/TON  29mar2014

29 Março 2014 20:39:09




xhtml CSS