CEDEAO reafirma compromissos com UA para segurança no seu espaço

Lagos, Nigéria (PANA) - O comissário da comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)  para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Salamatu Hussaini Suleiman, reafirmou o engajamento da sua instituição de colaborar com a União Africana (UA) e o resto da comunidade internacional no quadro dos esforços regionais e internacionais para estabilizar a situação política e de segurança no espaço oeste-africano.

Suleiman fez estes ppronunciamentos quando falava na abertura de uma reunião de altos funcionários da Comissão da União Africana (CUA), das Comunidades Económicas Regionais (CER) e dos Mecanismos Regionais (MR)  em Abuja, na Nigéria.

O encontro visa discutir sobre a instauração efetiva dos instrumentos políticos e jurídicos para reforçar a sua cooperação entre as partes..

Por seu turno, o secretário do Conselho de Paz e Segurança e União Africana (CPS-UA), Admore Kambudzi, sublinhou nessa ocasião a importância do Conselho enquanto pilar da Arquitetura de Paz e Segurança (APSA) que se impõe no continente em relação a numerosos desafios ligados à paz e à segurança.

Ele exortou por conseguinte os participantes a velarem para obter resultados desejados, em conformidade com o Protocolo e Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre a UA e as CER/MR.

Sob o lema "Para uma Parceria Melhorada entre a UA e as CER/MR sobre a Paz e Segurança", o encontro inscreve-se numa série de reuniões consecutivas de alto nível de uma semana em colaboração com a CUA, as oito CER/MR e principais parceiros no desenvolvimento, precisou a Comissão da CEDEAO.

Durante esta reunião consultiva, os participantes discutem igualmente sobre a aplicação do MoU do Conselho de Paz e Segurança (UA-CPS) definindo as modalidades para reforçar as relações entre as instituições.

Eles farão além disso recomendações suscetíveis de melhorar a colaboração em matéria de  interesse comum em constante evolução,  novas configurações e disposições na instauração da APSA que compreende o Sistema Continental de Alerta Precoce, o Painel dos Sábios, a Força Africana de Espera e o Fundo para a Paz.

Questões transversais, incluindo o programa da UA contra o terrorismo, o Programa Fronteiriço e a Estratégia de Reforma de Segurança, entre outros, estão igualmente na agenda.

-0- PANA SEG/NFB/AAS/IBA/MAR/DD 22nov2013

22 Novembro 2013 10:42:28




xhtml CSS