CEDEAO quer eleger novo presidente em exercício

Yamoussoukro, Côte d’Ivoire (PANA) – A 44ª cimeira ordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizado de 27 a 28 de março em Yamoussoukro, a capital política ivoiriense, versou essencialmente sobre a eleição de um novo presidente da organização sub-regional, constatou a PANA no local.

Tratou-se nomeadamente de substituir o Presidente em exercício cessante da CEDEAO, Alassane Dramane Outtara, que já exerceu dois mandatos à frente desta instituição.

Em competição estão o Gana e a Libéria para exercer a presidencia rotativa da CEDEAO.

No encontro participaram 13 chefes de Estado e de Governo, o que é considerado por alguns observadores como uma participação impressionante.

Entre os líderes presentes na cimeira figura o Presidente gambiano, Yahya Jammeh, que esteve ausente há muito tempo deste tipo de encontro.

Estiveram igualmente presentes, além do anfitrião Alassane Dramane Ouattara, os Presidentes Macky Sall do Senegal, Goodluck Jonathan da Nigéria, Ellen Johnson Sirleaf da Libéria, Blaise Compaoré do Burkina Faso, Ibrahim Boubacar Keita do Mali, John Dramani Mahama do Gana, Alpha Condé da Guiné Conakry, Ernest Bai Koroma da Serra Leoa, Thomas Yayi Boni do Benin, Manuel Serifo Nhamadjo da Guiné-Bissau.

O chefe do Estado tchadiano, Idriss Déby Itno, também se fez presente embora o seu país não faça parte da CEDEAO.

Apenas os estadistas de Cabo Verde, Carlos Fonseca de Almeida, e do Togo, Faure Gnassingbé, não assistiram à cerimónia de abertura que aconteceu na magnífica Fundação Félix Houphouët-Boigny para a Busca da Paz.

-0 - PANA SEG/AKA/BEH/FK/DD 31março 2014

31 Março 2014 13:27:14




xhtml CSS