CEDEAO propõe saída honrosa ao Presidente cessante da Gâmbia

Bamako, Mali (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) propõe ao Presidente gambiano cessante, Yahya Jammeh, derrotado nas presidenciais de 1de dezembro corrente, uma porta de saída honrosa, afirmou quinta-feira em Bamako o presidente da Comissão da organização sub-regional, Marcel Alain De Zouza.

"Mas se ele não o fizer, colocamos as forças de reserva em alerta e vamos obrigá-lo a retirar-se do poder no fim do seu mandato a 19 de janeiro próximo”,  prosseguiu da Zouza durante audiência que lhe concedeu no palácio presidencial de Koulouba o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita.

O Presidente Yahya Jammeh perdeu as eleições e reconheceu, um dia depois das mesmas, a sua derrota. Porém, ele acabou por pôr em dúvida os resultados eleitorais já proclamados, exigindo a realização de um outro escrutínio credível e transparente, referiu.

A propósito da situação do  Mali, ele deseja que a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA) seja hoje uma força de imposição da paz no país .

« O acordo de paz, após 18 meses da sua assinatura, não foi aplicado como o desejamos »,  deplorou o responsável sub-regional.

De Souza anunciou a realização, em março de 2017 em Bamako, duma conferência internacional cujo objetivo é acelerar a aplicação do acordo de paz e de reconciliação no Mali.

-0- PANA GT/TBM/FK/DD 23dez2016

23 ديسمبر 2016 12:40:49




xhtml CSS