Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO projeta criar agência encarregue da educação em seu espaço

Cotonou, Benin (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tenciona dotar-se em breve de uma agência encarregue da educação, soube-se de fontes próximas da instituição.

A validação do relatório de estudo de viabilidade desta agência estive  recentemente  no centro  de um encontro em Lomé, no Togo. Esta agência, estará encarregue de coordenar a harmonização e gestão da garantia da qualidade da educação na sub-região.

A prazo, a Agência dará também, entre outras coisas, uma contribuição significativa para o mandato do setor da educação da CEDEAO, que consiste em assegurar o acesso a uma educação e formação de qualidade através da harmonização das políticas e dos programas de educação a fim de reforçar o capital humano e promover a mobilidade dos estudantes e da mão-de-obra na África Ocidental.

Devido aos obstáculos linguísticos e às disparidades  provocados pela adoção do seu modelo colonial de educação, os sistemas educativos dos Estados-membros da CEDEAO variam consideravelmente, lamenta-se.

Esta disfuncionamento  persiste enquanto existe um certo grau de harmonização do sistema educativo entre os países francófonos da sub-região da CEDEAO, com a criação do Conselho Africano e Malgaxe do Ensino Superior (CAMES) em 1968 para harmonizar e coordenar as políticas de ensino superior nos 19 países-membros francófonos, dos quais oito países francófonos da CEDEAO.

Os países anglófonos da África Ocidental já dispõem de um sistema harmonizado de ensino secundário superior, que entrou em vigor com a criação, em 1952, do Conselho Oeste-Africano de Exames (WAEC), lembra-se.

No entanto, várias forças  levam o setor da educação a buscar a integração regional, particularmente as economias de escala, atingir um maior número de alunos servidos,  mobilizar as forças e a perícia nacional, atrair uma parceria mundial reforçada, melhorar a notação e o reconhecimento mundiais e alcançar objetivos socioeconómicos complementares, em particular os relacionados com a cooperação e a integração regionais.

-0- PANA IT/IS/DIM/FK  13 setembro 2022