CEDEAO lança Tarifa Externa Comum

Abuja, Nigéria (PANA) - A Tarifa Externa Comum (TEC) da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), um dos objetivos chave da integração do organismo regional de 15 membros, foi finalmente lançado segunda-feira em Abuja.

O presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouédraogo, lançou oficialmente a TEC à margem da 46ª sessão ordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, na capital nigeriana.

Ele declarou, na ocasião, que o lançamento representa o culminar de nove anos de "trabalho sustentado, de diálogo, de consultas e de negociações intracomunitárias".

Segundo ele, a TEC que deve descolar a 1 de janeiro de 2015 permitirá promover a industrialização, estimular as exportações e proteger as indústrias emergentes.

O lançamento segue-se à aprovação da TEC pelos dirigentes regionais que se reuniram em Dakar, no Senegal, em outubro de 2013.

A PANA soube que que a TEC, caraterística fundamental da União Aduaneira como uma forma de integração económica, implica que todos os países-membros da CEDEAO abandonam a sua estrutura tarifária nacional com a que fazem o comércio com outros países e adotam uma Tarifa Externa Comum no comércio com países terceiros.

Depois do lançamento oficial da TEC, o presidente da Comissão da CEDEAO apresentou cópias do documento aos chefes de Estado e de Governo ou seus representantes na cimeira, sob os aplausos intermitentes dos presentes.

-0- PANA SEG/VAO/MTA/BEH/IBA/MAR/IZ 15dez2014

15 Dezembro 2014 19:30:18




xhtml CSS