CEDEAO estuda projeto de autoestrada Abidjan-Lagos

Abuja, Nigéria (PANA) – Os ministros das Obras Públicas e Infraestruturas rodoviárias de cinco Estados membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) associados no projeto do corredor Abidjan (Côte d'Ivoire)-Lagos (Nigéria), reúnem-se sexta-feira em Abuja, a capital nigeriana, para lançar o projeto rodoviário de 1.028 quilómetros entre as capitais dos países implicados.

Os países representados são o Benin, a Côte d'Ivoire, o Gana, a Nigéria e o Togo.

No termo da sua reunião, os ministros deverão adotar decisões importantes relativas ao projeto de construção da autoestrada, que serão apresentadas durante a Cimeira dos chefes de Estado e de Governo prevista em março próximo.

Eles deverão analisar, entre outros, as respostas das firmas convidadas a fazer propostas enquanto nobilizadores de recursos, conselheiras de transação e técnicas do projeto.

Durante a sua terceira reunião em Yamoussoukro, na Côte d'Ivoire, o Comité exortou os cinco países a contribuírem com 50 milhões de dólares como "fundo inicial" para mostrar o seu compromisso na execução rápida do projeto, que se situa na Fase I do programa regional de desenvolvimento das infraestruturas Dakar (Senegal) - Lagos (Nigéria) destinado a reforçar as trocas comerciais, bem como a liberdade de circulação das pessoas, bens e serviços na região.

Segundo um comunicado da Comissão da CEDEAO, a recomendação saída desta reunião foi aprovada pelos seus chefes de Estado e de Governo durante o seu encontro do mês passado à margem da Cimeira da União Africana em Addis Abeba, na Etiópia.

-0- PANA PR/VAO/NFB/JSG/IBA/CJB/TON   28fev2014

28 Fevereiro 2014 22:10:47




xhtml CSS