CEDEAO envia 200 observadores eleitorais ao Mali para presidenciais de 29 de julho

Bamako, Mali (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai enviar ao Mali 200 observadores, dos quais 26 já estão em Bamako, na perspetiva das eleições presidenciais cuja primeira volta foi marcada para 29 de julho corrente, soube a PANA de fonte segura.

Os 26 observadores já presentes no Mali estão a reunir-se com atores envolvidos na organização deste escrutínio que desejam que seja transparente, segundo um responsável da Comunicação da CEDEAO no Mal.

Afirmou que os 26 observadores se reuniram a 10 de julho corrente com membros da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) para se informar sobre o nível de preparação do escrutínio.

Também estão prontos, acrescentou o responsável, para se avistar com outras estruturas envolvidas nestes preparativos.

Durante um ateliê de sensibilização dos atores saídos da sociedade civil e da imprensa, organizado em junho último em Bamako, a CEDEAO saudou a decisão do Mali de financiar inteiramente este escrutínio sem a ajuda do exterior.

Esta vontade das autoridades malianas serve de modelo a outros países de África para a organização de eleições sem a ajuda externa, sublinhou a organização sub-regional.

-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 13jul2018
.

13 Julho 2018 13:59:47


xhtml CSS