CEDEAO envia 100 observadores para eleições no Togo

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comissão da Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO) vai enviar 100 observadores eleitorais dirigidos pelo antigo Presidente interino da Libéria, Amos Sawyer, para supervisionar as eleições presidenciais togolesas de 25 de abril de 2015, indicou a organização sub-regional.

Ela sublinhou que 12 observadores a longo prazo que fazem parte duma grande missão de observação eleitoral composta por peritos em diversas disciplinas, incluindo prevenção de conflitos, funcionamento das eleições, análise, bem como segurança, género e especialistas da imprensa já estão no Togo.

Os observadores a longo prazo reuniram-se com a Comissão Eleitoral Nacional Independente do Togo (CENI) e com funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e serão enviados às cinco regiões do país, designadamente Maritime, Plateaux, Central, Kara e Savanes para consultas com as partes interessadas a nível regional.

A equipa vai observar os processos pré-eleitorais, nomeadamente as campanhas de propaganda eleitoral e preparar o terreno para a chegada da missão de observação alargada a 20 de abril.

Toda a missão de observação regional será apoiada por uma equipa técnica dos Departamentos dos Assuntos Políticos e de Alerta Rápida da CEDEAO.

Ela terá um site na internet e uma sala de operações para servir de Secretariado para as sessões de informação sobre a situação e a recolha de dados sobre o processo eleitoral.

-0- PANA SEG/AKA/IS/MAR/TON 16abril2015

16 Abril 2015 15:14:45




xhtml CSS