CEDEAO em minicimeira sobre crise maliana

Ougadougou, Burkina Faso (PANA) – Uma minicimeira da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decorreu sábado em Ougadougou, no Burkina Faso, para balancear as iniciativas regionais com vista à resolução política da crise no Mali.

Um comunicado da CEDEAO divulgado sexta-feira indica que chefes de Estado do Benin, da Côte d'Ivoire, do Níger, da Nigéria, da Libéria e do Burkina Faso (país anfitrião), que formam o Grupo de Contato Regional sobre a crise maliana, participaram nesta cimeira.

O Presidente Blaise Comaporé, do Burkina Faso, é o medianeiro regional desta crise no Mali iniciada pelo golpe de Estado militar de 22 de março último que destituiu o Governo eleito do Presidente Ahmadou Toumani Touré, e favoreceu a rebelião separatista no norte do país.

O comunicado ressalta que a minicimeira, que se segue à 41ª sessão ordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, em Yamoussoukro, na Côte d'Ivoire, dominada pelas crises no Mali e na Guiné-Bissau, contará com a participação de responsáveis políticos malianos, representantes da sociedade civil bem como de organizações religiosas e femininas, entre outros.

A CEDEAO elaborou um roteiro para uma transição política de 12 meses, no Mali, enquanto o presidente da Comissão da CEDEAO, o embaixador Kadre Désiré Ouedraogo, conduziu delegações regionais de alto nível a Nova Iorque para solicitar a adoção, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, das iniciativas regionais ligadas à resolução da crise, nomeadamente o plano para desdobrar uma força de alerta da CEDEAO no país.

O Conselho congratulou-se com todas as iniciativas tomadas pela CEDEAO e pelos parceiros da crise maliana e pediu informações supplementares relativas ao planeamento e à operacionalização do desdobramento previsto de soldados.

O Conselho preconizou igualmente uma coordenação entre a CEDEAO, a União Africana, as Nações Unidas e deu um apoio político forte a estas iniciativas.

-0- PANA MA/NFB/JSG/CJB/IZ 07julho2012

07 Julho 2012 21:20:22




xhtml CSS