CEDEAO e ONU concertam-se sobre crise no Mali

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciaram concertações para a aplicação da Resolução 2085 da ONU sobre o Mali, soube a PANA quarta-feira de fonte diplomática em Abuja.

De acordo com a fonte, o arranque dessa concertação foi marcado segunda-feira com um encontro em Abuja, na Nigéria, entre o presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouedraogo, e o representante especial do Secretário-Geral da ONU na África Ocidental, Said Djinnit, que passaram em revista a cooperação entre as suas duas instituições.

Os dois diplomatas insistiram na necessidade de acelerar a aplicação da Resolução 2085 e a intensificação das consultas entre parceiros, nomeadamente à margem das próximas reuniões de alto nível da União Africana (UA) em Addis Abeba, na Etiópia.

A reunião abordou igualmente questões como o tráfico de droga e o crime organizado, a pirataria e a insegurança no Golfo da Guiné, as reformas do setor de segurança na Guiné-Bissau, o contraterrorismo e a cooperação regional.

O embaixador Djinnit, que liderou uma delegação de quatro membros, felicitou a CEDEAO pelo seu "excelente trabalho que tem impactos positivos em África e além, apesar dos seus numerosos desafios, em particular os seus recursos limitados".

-0- PANA PR/VAO/NFB/JSG/MAR/IZ 17jan2013

17 Janeiro 2013 08:40:23




xhtml CSS