CEDEAO doa ao Mali 410 toneladas de arroz para pessoas vulneráveis no norte do país

Bamako, Mali (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) acaba de oferecer 410 toneladas de arroz às autoridades malianas para apoiar durante um mês 350 mil pessoas vulneráveis nas regiões de Tombouctou e Gao, no norte do Mali, soube  a PANA segunda-feira junto do Ministério maliano do Trabalho, Assuntos Sociais e Humanitários.

Esta doação é fruto duma parceria entre a CEDEAO e o Programa Alimentar Mundial (PAM) no quadro do Programa de Ajuda de Emergência às Pessoas Vulneráveis afetadas pela crise alimentar no Mali.

A crise multidimensional de 2012 expôs milhares de mulheres e crianças à fome, à desnutrição e às doenças, indica o PAM.

No final de novembro último, prosseguiu a fonte, registava-se ainda cerca de 424 mil pessoas deslocadas no interior do Mali bem como nos Estados vizinhos.

Uma assistência humanitária continua essencial para satisfazer as necessidades básicas destas numerosas famílias cuja grande parte depende sempre da solidariedade comunitária, regional e internacional, segundo o PAM.

No início da crise de 2012, a CEDEAO forneceu ao Mali uma ajuda financeira de um bilião e meio de francos CFA (mais de três milhões de dólares americanos) destinada às populações afetadas, nomeadamente deslocadas e refugiados no Burkina Faso e no Níger.

-0- PANA GT/TBM/MAR/DD 23dezembro2013

23 Dezembro 2013 16:44:55




xhtml CSS