CEDEAO desdobra 50 observadores no Mali para segunda volta de legislativas

Abuja, Nigéria (PANA) -  A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai desdobrar 50 observadores eleitorais no Mali para a segunda volta das eleições legislativas  previstas para 15 de dezembro, anunciou a Comissão da organização sub-regional.

A Missão de observação regional será liderada por Amos Sawyer, antigo Presidente do Governo de Unidade Nacional de Transição da Libéria, que esteve igualmente à frente de 100 observadores da CEDEAO mobilizados para a primeira volta.

Será coadjuvado desta vez por Léopold Ouédraogo, membro do Conselho dos Sábios da CEDEAO.

Na primeira volta, em que participaram mil e 140 candidatos, as três principais formações políticas do país obtiveram menos de 20 porcento dos 147 lugares em competição na Assembleia Nacional,  enquanto a participação era oficialmente de 38,4 porcento.

A Missão de Observação Eleitoral da CEDEAO, que esteve presente nas oito províncias do Mali durante a primeira volta, considerou o escrutínio credível e transparente.

A Missão notou igualmente que a taxa de participação fraca e a ausência de sensibilização dos eleitores e a publicação tardia das listas eleitorais nos diferentes centros eleitorais, não influíram de modo significativo na marcha das eleições em conformidade com as normas aceites no mundo inteiro".

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/DD 13dez 2013

13 Dezembro 2013 13:01:23




xhtml CSS