CEDEAO analisa mudanças climáticas na capital cabo-verdiana

Praia, Cabo Verde (PANA) – A capital cabo-verdiana, Praia, acolhe de 7 a 9 de julho corrente uma reunião para o debate da estratégia a desenvolver no quadro de um Programa de Mudanças Climáticas Regionais para os países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), apurou a PANA de fonte da organização.

Este encontro, organizado pelo Secretariado do Centro da CEDEAO para Energias Renováveis e Eficiência Energética (ECREEE, em sigla inglesa),  conta com a participação dos principais peritos da sub-região oeste-africana e instituições que se dedicam à problemática em debate.

Os objetivos do encontro são, segundo a instituição, elevar o nível de compreensão e de compromisso do ECREEE para realizar atividades relacionadas com a mudança climática, como um aspeto central da sua missão, a fim de alcançar as metas de desenvolvimento sustentável na sub-região.

O ECREEE espera ainda que a reunião ajude a instituição a definir uma forma de desempenhar um papel ativo nas atividades de mudança climática a nível regional e global.

Neste sentido, a ECREEE pretende pôr em prática um programa regional para apoiar os Estados-membros da CEDEAO a capacitarem-se de forma a aproveitar as oportunidades de acesso a financiamento climático e fazer avançar projetos de energias renováveis e eficiência energética na região da CEDEAO.

A região da CEDEAO está, segundo dados autorizados, entre os mais vulneráveis aos impactos da mudança climática.

Criado pelo organismo regional e com sede na cidade da Praia, desde junho de 2010, o Centro visa, entre outros aspetos, melhorar a segurança energética, aumentar o acesso a serviços energéticos modernos, bem como apoiar o desenvolvimento económico e social desta região através das energias renováveis.

-0- PANA CS/IZ 08julho2015

08 Julho 2015 17:40:20




xhtml CSS