CEDEAO adia cimeira extraordinária sobre Mali

Lagos, Nigéria (PANA) - A cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre o Mali, inicialmente prevista para 10 de novembro em Abuja (Nigéria), terá lugar um dia depois, soube a PANA de fonte oficial.

A 10 de novembro, em vez de 8 do mesmo mês, terá lugar uma reunião do Conselho de Mediação e Segurança, de acordo com a mesma fonte.

A cimeira extraordinária da CEDEAO sobre o Mali deverá tomar uma decisão definitiva sobre a situaação neste país, numa altura em que potências internacionais e as autoridades malianas estão prontas para alcançar um consenso sobre os pormenores relativos à maneira de recuperar o norte do país controlado por rebeldes tuaregues e por islamitas desde abril último.

Oficiais da CEDEAO, da União Africana (UA), da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (UE) e outros parceiros reuniram-se na semana passada em Bamako, a capital maliana, no quadro dos esforços desdobrados para concluir pormenores da operação pilotada pela organização oeste-africana a fim de caçar os rebeldes e seus aliados islamitas no norte do Mali, de acordo com a fonte.

A crise no Mali segue-se ao golpe de Estado militar de 22 de março último que destituiu o então Presidente da República, Amadou Toumani Touré, democraticamente eleito, e permitiu aos rebeldes tuaregues e aos seus aliados islamitas apoderarem-se do norte do país, obrigando mais de 300 mil pessoas a fugirem para países vizinhos.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/MAR/DD 4nov2012

04 Novembro 2012 12:29:48




xhtml CSS