CEDEAO utiliza força se Laurent Gbagbo se recusar a deixar poder na Côte d'Ivoire

Abuja, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) insistiu terça-feira em anunciar o uso da força se o Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, se recusar a retirar-se pacificamente do poder.

O chefe de Estado nigeriano e presidente em exercício da CEDEAO, Goodluck Jonathan, fez estes pronunciamentos depois de ter recebido um relatório da delegação da organização comunitária que se encontrou, segunda-feira última, em Abidjan, com Gbagbo e Alassane Ouattara, vencedor proclamado da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro último.

"Nós enviámos emissários à Côte d'Ivoire para disuctir com os dois Presidentes; o ex-Presidente Laurent Gbagbo e o Presidente eleito Alassane Ouattara. O impasse persiste.. mas a posição da CEDEAO, tal como exprimida no comunicado divulgado no termo da nossa reunião sempre  vale", indicou o Presidente Jonathan, fazendo alusão à decisão tomada pela organização sub-regional a 24 de Dezembro de 2010,  de destronar  Gbagbo à força se se recursar a ceder o poder.

O Presidente Jonathan recebeu o relatório dos seus homólogos da Serra leoa, Ernest Koroma, de Cabo Verde, Pedro Pires, do primeiro-ministro queniano e emissário especial da União Africana (UA), Raila Odinga, e do presidente da Comissão da CEDEAO, Victor Gbeho, a que se junta o Presidente beninense, Yayi Boni, que não esteve presente durante a entrega deste documento.

A PANA soube que, apesar da vontade dos líderes africanos de conceder uma amnistia a Gbagbo e a proposta dum trabalho de alto nível na UA, entre outras regalias oferecidas, o Presidente cessante ivoiriense se recusa ainda a retirar-se, criando assim as condições dum eventual recurso à força contra ele.

Os Estados-Maiores da África Ocidental já elaboraram um plano para um eventual desdobramento de tropas e um uso da força no seio dos Estados-membros, se for necessário.

-0- PANA ADE/SEG/LSA/SSB/FK/DD 4Jan2011



04 Janeiro 2011 20:40:24




xhtml CSS