Agência Panafricana de Notícias

Burundi perde mais de 37 milhões de toneladas de terra por ano

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi perde cada ano mais de 37 milhões de toneladas de terra, sob os efeitos conjugados da erosão, da pressão demográfica, da pobreza, das mudanças climáticas ou ainda da má gestão deste recurso natural, soube a PANA durante um ateliê de validação da estratégia nacional de luta contra a degradação do ambiente.

O documento de trabalho do ateliê iniciado terça-feira revela que, durante os últimos 20 anos, o Burundi perdeu igualmente milhares de hectares de florestas.

Com efeito, em 1992, o país contava com 211 mil hectares de florestas, contra um pouco mais de 133 mil 500 ha atuais.

Relativamente à pressão demográfica sobre o ambiente, o documento indica que, durante os últimos 20 anos, a população aumentou 45 porcento, e a produção apenas 24 porcento devido à exploração excessiva dos solos.

Para remediar esta situação de degradação do ambiente a curto prazo, precisa-se de cerca de um milhão de dólares americanos no período de 2012-2015, segundo o ministro do Ambiente, Jean-Marie Nibirantije.

O Burundi não está ainda na fase de desertificação, assegurou o ministro, alertando ao mesmo tempo sobre esta eventualidade, "se nada for feito".

-0- PANA FB/JSG/CJB/IZ 4set2012