Burundi nomeia nova ministra dos Assuntos da África Oriental

Bujumbura, Burundi  (PANA)   - Isabelle Ndahayo foi nomeada esta quarta-feira ministra junto da Presidência burundesa para os Assuntos da Comunidade da África Oriental (EAC), em substituição de Léontine Nzeyimana, segundo um decreto do chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza.

A Comunidade dos Estados da África Oriental agrupa o Burundi, o Rwanda, a Tanzânia, o Uganda e o Quénia e visa realizar uma federação política e económica, inicialmente até 2024.

A nova ministra burundesa tem a experiência deste agrupamento sub-regional de quase 140 milhões de habitantes por ter, durante muito tempo, trabalhado na qualidade de deputada do Burundi à Assembleia Legislativa da  EAC, sediada em Arusha, na Tanzânia.

As cotizações em  atraso do seu país no orçamento da Comunidade  figuram no centro dos dossiês que esperam a nova ministra burundesa.

A nível político, ela será a interlocutora de primeiro plano da EAC que facilita as negociações  de paz no Burundi,  mergulhado numa crise pós-eleitoral há quase dois anos.

-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 19abril2017

19 Abril 2017 14:28:00


xhtml CSS