Agência Panafricana de Notícias

Burundi festeja retirada do Tribunal Penal Internacional

Bujumbura, Burundi (PANA) - Uma atmosfera de festa reinava, sábado, nas ruas das grandes cidades do Burundi, onde se celebrava a retirada do país do Tribunal Penal Internacional (TPI) tornada efetiva quinta-feira.

Em Bujumbura, a capital política do Burundi, o administrador da cidade, Freddy Mbonimpa, entusiasmou os manifestantes entoando uma canção improvisada de adeus ao TPI.

"Adeus TPI, vai embora antes que tenhamos causa", cantou o administrador diante de uma multidão de manifestantes dos quais vários membros do Governo burundês.

O Burundi é o primeiro país-membro a ter decidido retirar-se do Tribunal para protestar contra a abertura duma investigação preliminar sobre personalidades públicas tidas como presumíveis autores de "crimes de genocídio, de guerra e contra a humanidade", na sombra da crise política das eleições controversas e manchadas de violência de 2015.

Na opinião dos especialistas do Direito Internacional, o Conselho de Segurança das Nações Unidas pode contudo dar a continuação das investigações sobre os presumíveis autores destes crimes apesar da retirada do país do TPI.

A comunidade internacional continua preocupada com a ausência de diálogo entre os protagonistas da crise política no Burundi.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 28out2017