Agência Panafricana de Notícias

Burundi exorta União Africana a refletir sobre "ingerência" do Rwanda

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi apelou à União Africana (UA) para se juntar à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e à Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) a fim de dar sequência às queixas já apresentadas contra o Rwanda, acusado de envolvimento na instabilidade política no seu vizinho do sul.

O apelo consta de um comunicado final duma reunião do Conselho Nacional de Segurança no Burundi realizada quinta-feira última sob a égide do chefe de Estado, Pierre Nkurunziza.

Esta instabilidade política de que se queixa o Burundi remonta às eleições gerais controversas de 2015, marcadas por uma onda de violência, lê-se na nota.

As três organizações supracitadas parecem presentemente mais interessadas por uma solução negociada para a crise no Burundi, que consista num diálogo inclusivo, com todos os atores políticos a fim de prevenir o risco de um abrasamento do resto da sub-região.

Desconhece-se se existe uma relação entre a reunião do Conselho Nacional de Segurança e o incidente da véspera que envolveu presumíveis militares rwandeses, que teriam raptado um pescador burundês no rio Ruhwa comum aos dois países.

O incidente aumentou o clima já tenso nas relações entre os dois países.

-0- PANA FB/JSG/DD 23junho2017