Burundi eleito para presidência rotativa da CONFEJES

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O ministro burundês da Juventude, Desportos e Cultura, Jean-Jacques Nyinimigabo, foi nomeado para a Presidência da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos dos Estados e Governos Francófonos (CONFEJES) para os dois próximos anos, soube-se segunda-feira em Bujumbura.
A eleição de Nyinimigabo ocorreu em Kiriri (grande cidade universitária na periferia de Bujumbura Rural) na abertura da 32ª conferência desta entidade linguística que possui 42 países membros.
No seu discurso inaugural da conferência, o Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, agradeceu à família Francófona que não poupou nenhum esforço para ajudar o Burundi a livrar-se de vários anos de guerra civil.
Os trabalhos da conferência estão a decorrer numa grande cidade universitária de Kiriri, na periferia de Bujumbura Rural, província fronteiriça da capital burundesa, mais afectada pela guerra civil deste últimos 15 anos.
A cerimónia foi marcada pela entrega de prémios a vários jovens da família francófona que se ilustraram por iniciativas portadoras de progresso socioeconómico.
Uma Tchadiana, Zoumki Wazoumi, recebeu um prémio de encorajamento de um milhão 500 francos CFA (cerca dois mil 500 dólares americanos) para o sucesso dum projecto de "Moagem de Milho" financiado pela CONFEJES.
Três outros jovens empreendedores, designadamente um Beninense, Camaronês e um Burundês receberam respectivamente cheques de um milhão (cerca de dois mil dólares americanos), 500 mil (cerca de mil dólares americanos) e 250 mil francos CFA (cerca de 500 mil dólares americanos).
O Burundi substituiu o Senegal cujo mandato terminou à frente da CONDFEJES.

23 Março 2009 19:54:00




xhtml CSS