Burundi continua a apoiar candidatura de ex-chefe de Estado burundês à frente da Francofonia

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Governo burundês continua a dar o seu apoio diplomático à candidatura do ex-chefe do Estado burundês, Pierre Buyoya, ao cargo de secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), soube-se quarta-feira de fonte oficial em Bujumbura.

A questão do apoio à candidatura de Buyoya foi raramente discutida publicamente nos meios  oficiais e mediáticos em Bujumbura, devido ao passado desta personalidade que, de 1987 a 1993 e de 1996 a 2003, foi o chefe de Estado do Burundi.

Nas duas oportunidades, ele tomou o poder por golpe de Estado militar.

Apresentando o balanço do desempenho trimestral, o ministro burundês das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Laurent Kavakure, aproveitou para mencionar a campanha a favor da candidatura de Pierre Buyoya à secretário-geral da OIF.

Segundo o chefe da diplomacia burundesa, o seu país continua simplesmente a fazer os esforços necessários no sentido de sensibilizar países amigos suscetíveis de fazer triunfar a candidatura de Buyoya sobre as de outros potenciais concorrentes, nomeadamente o Canadá, o Congo Brazzaville e as ilhas Maurícias.

O candidato do Burundi é um ex-chefe de Estado atípico por ter tomado o poder por duas vezes mediate a força de armas, depois de ter perdido as primeiras eleições da era democrática dos anos 1990 no Burundi.

Ex-Maior das Forças Armadas do Burundi, Buyoya conseguiu no entanto fazer-se respeitar junto da comunidade internacional ao assinar uma "paz dos bravos" com os rebeldes que emergiram no rescaldo do primeiro golpe de Estado militar em 1993.

"Senador vitalício" depois de ter cedido o poder pacificamente em 2003, o ex-chefe do Estado burundês foi rapidamente recrutado pela comunidade internacional para colocar a sua experiência, em matéria de resolução pacífica dos conflitos, ao serviço de alguns Estados em dificuldade, como o Sudão do Sul e o Mali.

-0- PANA FB/DIM/DD 17julho2014

17 يوليو 2014 12:03:20




xhtml CSS