Burkina Faso vai lançar passaporte da CEDEAO

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- As autoridades burkinabes anunciaram que iriam lançar em breve o passaporte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), no âmbito dos protocolos assinados pelos países da sub-região.
O Director da Divisão África do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Adama Pascal Ouédraogo, sublinhou que os Ministros dos Negócios Estrangeiros da CEDEAO já finalizaram as discussões para a emissão do passaporte nos países membros da organização.
"A candidatura de uma amostra e o lançamento do passaporte da CEDEAO foram retardadas pela actual crise em alguns países da sub-região", disse terça-feira à imprensa Pascal Ouédraogo.
Deplorou que a vontade do ex-Presidente maliano e então Presidente da CEDEAO, Alpha Oumar Konaré, de se começar a emitir o passaporte em 2000 ainda não tenha sido cumprida.
O Director da Divisão África do Ministério burkinabe dos Negócios Estrangeiros reafirmou o compromisso do Burkina Faso de assegurar a circulação do passaporte antes do fim de 2003.
O passaporte da CEDEAO permitirá aos seus titulares viajarem pelos 15 países membros da região, nomeadamente o Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Ghana, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
O Senegal e o Benim já lançaram os passaportes da CEDEAO.

19 Março 2003 12:08:00




xhtml CSS