Burkina Faso promove curso sobre saúde materno-infantil

Bobo-Dioulasso- Burkina Faso (PANA) -- Um curso internacional sobre o acompanhamento e avaliação dos programas de saúde materno-infantil iniciou-se este sábado em Bobo-Dioulasso, a cerca de 365 quilómetros oeste da capital burkinbe, Ouagadougou, constatou a PANA no local.
Cerca de 30 responsáveis dos programas de saúde materna e neo-natal e de seguimento-avaliação nas instituições nacionais, bem como nas organizações internacionais ou Organizações não Governamentais participam no evento.
O objectivo é formar os participantes nos planos teórico e prático a fim de reforçar as suas capacidades em conceber, implantar e disseminar as actividades de acompanhamento e avaliação.
Assim, no final desta formação, que finda a 18 de Fevereiro corrente, os formandos deverão estar em condições de formular "correctamente" os objectivos e as perspectivas do acompanhamento e avaliação, e de levar a cabo uma análise dos dados do sistema de informação sanitária comum relativo aos programas mãe-criança.
Deverão igualmente ser capazes de seleccionar os instrumentos de avaliação apropriados à questão da avaliação com o nível de inferência requerido sobre o acompanhamento e avaliação dos programas de saúde materno-infantil.
O curso de formação é organizado pelo Grupo de Pesquisa, Peritos e Formação para o Desenvolvimento (GREFSaD), com a colaboração do Instituto das Ciências da Saúde (INSSA) e da IPACT international.
Os participantes são provenientes do Burkina Faso, do Congo- Brazzaville, do Gabão, do Níger e do Tchad.
o mesmo curso já tinha sido realizado em Janeiro de 2008, em Rabat, em Marrocos, sob a égide da IPACT international.

07 Fevereiro 2009 19:38:00


xhtml CSS