Burkina Faso empenhado no êxito da cimeira da OIF

Paris- França (PANA) -- O Burkina Faso pretende tomar uma parte activa nos trabalhos em comissões da cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) prevista para 17 e 19 de Outubro corrente em Quebeque, no Canadá, a fim de garantir o seu êxito, declarou à PANA o ministro burkinabe da Cultura, Turismo e Comunicação, Filippe Savadogo.
"Tive a honra de me encontrar com o Presidente (Abdou) Diouf, secretário-geral da Francofonia, a duas semanas da cimeira prevista para Quebeque.
Nós trocámos impressões naturalmente sobre o papel dos países que estarão presentes nesta cimeira", afirmou o governante burkinabe, no termo dum encontro com o ex-chefe de Estado senegalês.
"Nós falámos dos principais temas que serão abordados durante esta cimeira.
Eu devo dizer que o Burkina Faso, o meu país, pretende desempenhar um papel importante nos debates agendados", garantiu Savadogo que é igualmente porta-voz do Governo burkinabe.
Mais de 56 dos 68 Estados e Governos membros da Francofonia já confirmaram a sua presença na cimeira de Quebeque que será precedida de uma sessão ministerial prevista de 15 a 16 de Outubro corrente.
"É preciso dizer que as cimeiras são uma excelente oportunidade para os chefes de Estado presentes trocarem pontos de vista sobre a nossa organização comum e as grandes questões actuais", acrescentou o porta-voz do Governo burkinabe.
Ele expressou, além disso, o desejo que a cimeira de Quebeque conforte as grandes orientações estabelecidas durante a conferência realizada em Ouagadougou (Burkina Faso) em 2004.
"Para nós, esta cimeira, que coincide com a celebração dos 400 anos de Quebeque, deve consolidar o eixo central definido há alguns anos em Ouagadougou, nomeadamente, sobre as escolhas prioritárias e os pilares de desenvolvimento", disse ainda o ex-embaixador do Burkina Faso em Paris.

06 Outubro 2008 18:51:00




xhtml CSS