Burkina Faso contará 30 milhões de habitantes em 2030

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso contará 30 milhões de habitantes em 2030, segundo os resultados do Relatório Nacional 2014 sobre a Demografia do Ministério da Economia e Planificação, transmitido à  PANA quarta-feira.

O documento funda-se no censo geral de 2006, que apontava para uma taxa de crescimento demográfico de 3,1 porcento.

A população atual do Burkina Faso, país saheliano da África Ocidental, é de 17 milhões e 800 mil habitantes.

Segundo as estatísticas de 2006, o Burkina Faso registou uma taxa de crescimento demográfico de 3,1 porcento contra 2,1 porcento, há 10 anos.

Para o diretor-geral da Economia e Planificação, Fidéle Bama, esta situação traduz "uma aceleração muito rápida da população que é extremamente jovem, o que coloca alguns desafios a enfrentar pelo Governo se queremos que esta população seja uma oportunidade para o país".

No Burkina Faso, mais da metade da população é jovem. Segundo os dados do Observatório Nacional para o Emprego e Formação Profissional (ONEF), divulgados em 2012, cerca de 51 porcento dos jovens de 15 a 29 anos estão sem emprego e 45 porcento dos requerentes de empregos têm o nível secundário de escolaridade e 20 porcento o nível superior.

Segundo Bama, quando a população cresce mais rápido que as riquezas, há problemas num momento dado, porque as necessidades aumentam sem contar a repartição das riquezas.

O diretor das Políticas de População, Kassoum Bikienga, revelou que as próximas atividades consistirão em transformar a estrutura da população para a tornar capaz de impulsionar um desenvolvimento bastante apoiado, investindo na formação dos jovens.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/IZ 11fev2015

11 Fevereiro 2015 10:35:04


xhtml CSS