Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso condecora feridos de revolta popular e de golpe de Estado frustrado

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os feridos da insurreição popular que, a 31 de outubro de 2014, destituiu o regime de Blaise Compaoré, e os da resistência ao golpe de Estado frustrado a 16 de setembro último, serão condecorados na próxima sexta-feira, por ocasião do 55º aniversário da independência do Burkina Faso, soube-se de fonte oficial.

Mais de 600 pessoas ficaram feridas durante a revolta popular contra Blaise Compaoré, e mais de 200 outras durante a resistência ao golpe de Estado perpetrado pelo seu colaborador, o general Gilbert Diendéré.

O Burkina Faso comemora sexta-feira o 55º aniversário da sua ascensão à independência em Ouagadougou sob o lema « Juventude e Futuro do Burkina Faso ».

A comemoração será particularmente marcada pela condecoração, a 11 de dezembro corrente, no Largo da Parada, dos feridos da insurreição popular de 30 e 31 de outubro de 2014 e do golpe de Estado frustrado de 16 de setembro de 2015.

Depois de 27 anos de poder ditatorial, Blaise Compaoré viu-se forçado a depor a coroa a 31 de outubro de 2014 por uma revolta popular de grande envergadura por ter tentado modificar a Constituição para se atribuir um novo mandato presidencial.

Refugiou-se desde então na Cote d'Ivoire.

-0- PANA TND/BEH/FK/DD 9dez2015