Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso com 149 novos casos de coronavírus

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso contabilizou 149 novos casos de coronavírus quarta-feira, elevando o total a  quatro mil 449, desde 9 de março último, anunciou o Serviço de Informação do Governo (SIG).

Além disso, foram registadas 66 novas recuperações, ou seja, um somatório de três mil 88, não tendo sido registadas mortes, o número total é de 73, enquanto mil 288 doentes estão em tratamento.

O número de casos confirmados desde 09 de março de 2020 é de quatro mil 449, dos quais mil 569 do sexo feminino e dois mil 880 do sexo masculino.

Face ao recrudescimento da covid-19, o primeiro-ministro do Burkina Faso, Christophe Marie Joseph Dabiré, convocou, quarta-feira, uma sessão do Comité Nacional de Gestão da Pandemia.

"Constatámos um abrandamento generalizado na aplicação de medidas de prevenção, associado a um défice de comunicação, e um ambiente climático muito favorável", alertou.

Sublinhou igualmente que a recuperação desta doença "é fruto da combinação de todos estes fatores e, portanto, da nossa responsabilidade individual e coletiva".

A seu ver, "é urgente que, juntos possamos remobilizar-nos para a enfrentar o desafio."

"Apelo a um maior envolvimento de cada Burkinabe no seu ambiente de vida, especialmente líderes comunitários e  organizações da sociedade civil", disse Dabiré.

Disse ter recomendado aos ministros para tomarem todas as disposições a fim de se certificarem de que as medidas de prevenção estão a ser acatadas escrupulosamente nos serviços públicos, "de modo a que a administração sirva de exemplo."

"Por enquanto, consideramos inadequado restabelecer medidas drásticas de restrição das liberdades que têm consequências económicas e sociais enormes. No entanto, se a situação não for rapidamente controlada, corremos o risco de inverter estas medidas. A covid-19 ainda lá. Portanto, cada um de nós deve ser um ator nesta luta", advertiu Dabiré.

-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 17dezembro2020