Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso aumenta preços dos combustíeveis

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os preços dos combustíveis no Burkina Faso subiram segunda-feira, com o litro da gasolina super 91 a passar de 657 francos CFA para 670 francos CFA e o do gasóleo de 571 francos CFA para 580 francos CFA, soube-se de fonte autorizada em Ouagadougou.

Este aumento não foi comunicado oficialmente pelo Governo, causando uma onda de indignação entre os usuários da Internet.

"O Governo está a oferecer-nos como presente de aniversário para os cinco anos da insurreição popular um aumento nos preços dos combustíveis", disse um internauta, referindo-se à revolta popular de final de outubro de 2014 que levou o ex-Presidente Blaise Compaoré à destituição.

Até ao final de novembro de 2018, milhares de Burkinabes manifestaram-se no país para denunciar um aumento de 75 FCFA no preço da gasolina e do gazóleo.

O Governo respondeu que os ajustamentos dos preços dos hidrocarbonetos doravante serão efetuados de três em três meses, de acordo com os preços do petróleo no mercado internacional.

-0- PANA TNDD/BEH/CJB/IZ 22out2019