Burkina Faso acolhe fórum nacional de pessoas com deficiências físicas

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O fórum nacional das pessoas portadoras de deficiência física vai realizar-se, de 4 a 5 de junho de 2018, em Ouagadougou, sob o lema “Empoderamento Social e Económico das Pessoas Portadoras de Deficiência: Balanços e Perspetivas”, soube-se este domingo junto  do Ministério  burkinabe da Ação Social.

Num comunicado, o Ministério indica que este fórum  será marcado, nomeadamente, por encontros regionais e pelo lançamento dum concurso para projetos para o financiamento de projetos individuais a favor das pessoas portadoras de deficiência física.

Será também organizada uma operação de emissão de cartões de invalidez e um diálogo direto entre as pessoas portadoras de deficiência física e o Presidente da República, Roch Marc Christian Kaboré.

Segundo a Organização não Governamental (ONG) "Handicap International",
apesar de vários esforços serem envidados no Burkina Faso, as pessoas com deficiência física são muitas vezes confinadas à margem da sociedade, desde os primeiros dias da sua infância. Elas não têm acesso à educação ou à formação profissional.

A ONG sublinha que 85,5 porcento das pessoas com deficiências físicas burkinabes não têm nenhum nível de instrução, enquanto 56,5 porcento não têm uma atividade profissional e que 72,6 porcento das crianças com deficiências físicas  não são escolarizadas.

-0-PANA NDT/BEH/FK/IZ  29abril2018

29 Abril 2018 15:34:28


xhtml CSS