Burkina Faso acolhe Festival Pan-africano de Cinema

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A 24ª edição do Festival Pan-africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO) decorrerá de 28 de fevereiro a 7 de março de 2015,
Soube-se de fonte oficial na capital burkinabe.


Foram retidos 134 filmes para a competição dos 700 inscritos iniciais, de acordo com a fonte.

Para a edição de 2015 da festa do cinema africano, que por pouco ia ser adiada devido a ameaças da doença do vírus de Ébola, os filmes em competição oficias são divididos em cinco categorias.

Vinte filmes para a competição oficial de longa metragem, Vinte e dois filmes para a competição oficial de curta metragem e vinte filmes para a competição oficial dos documentários, bem como  nove filmes para a competição oficial das séries TV e 15 filmes para a competição oficial dos filmes das escolas africanas de cinema.

Os organizadores indicaram que, "fora da competição", 48 filmes de cinemas de África e do mundo serão propostos.

A 24ª edição do FESPACO que decorre sob o lema "Cinema Africano: A Produção e a Difusão na Era digital", terá como particularidade a tomada em conta dos cineastas da diáspora na competição de longa metragem.

O ministro da Cultura e Turismo, Jean-Claude Dioma, congratulou-se que fossem tidos em conta os filmes realizados com o digital em competição.

Segundo ele, a passagem para o digital de todo o ramo cinematográfico e audiovisual e a abertura dos filmes da 24ª edição ao suporte digital significa que todos os atores do setor bem como os decisores políticos são convidados a criar vias e meios para a otimização dos instrumentos de produção de obra de qualidade.

Com o Egito como convidado de honra, o júri será presidido por um realizador-produtor ganense, Kwaw Ansah.

Os organizadores do FESPACO tranquilizaram os festivaleiros que disposições de segurança serão tomadas para o bom desenrolamento das manifestações que reúnem milhares de pessoas.

-0-PANA NDT/BEH/IBA/MAR/DD 16jan2015

17 Janeiro 2015 10:23:30


xhtml CSS