Brazzaville e Dakar desenvolvem geminação de projetos culturais

Brazzaville, Congo (PANA) – As capitais do Senegal e do Congo pretendem desenvolver projetos culturais comuns no quadro do reforço dos seus laços de cooperação, anunciou terça-feira, em Brazzaville, a embaixadora senegalesa no Congo, Batoura Kane Niang.

Falando no termo de um encontro com o administrador central da capital congolesa, Roger Christian Okemba, a diplomata senegalesa disse ter trocado com o seu interlocutor impressões sobre projetos comuns, incluindo o de erguer a bandeira senegalesa no memorial Pierre Savorgan de Brazza, em homenagem ao sargento Malamine Kamara.

Em 2011, Brazzaville e Dakar concluíram um plano de ações do acordo-quadro de cooperação. As  duas municipalidades comprometeram-se a promover as suas trocas em vários domínios, incluindo, entre outros, a gestão urbana, a juventude, o desenvolvimento económico e cultural bem como o desporto.

Batoura Kane Niang lembrou ainda o papel histórico comum desempenhado pelas duas cidades  no quadro da conquista francesa em África.

"Brazzaville e Dakar foram as duas primeiras capitais do colonizador.  Em todo o caso, Dakar foi a capital da África Ocidental Francesa (AOF) e Brazzaville da África Equatorial Francesa (AEF). As comunidades dos dois países frequentam estas duas cidades respetivas .

"Por isso,  achamos que estamos ligados pela história e pelo sangue, pois não nos esqueceremos dos Senegaleses que estão aqui desde o século XIX, casaram-se e tiveram filhos com Congoleses. É nosso dever vir reforçar estes laços entre os dois países e as duas cidades”, concluiu a diplomata.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 8nov2017

08 نوفمبر 2017 15:50:24


xhtml CSS