Brazzaville acolhe reunião da UA sobre Líbia

Tripoli, Líbia (PANA)   - Uma reunião sobre a Líbia realizar-se-á em Brazzaville (Congo) a 8 de setembro corrente sob a égide do Comité de Alto Nível da União Africana (UA) sobre a Líbia,  presidido pelo Presidente congolês, Denis Sassou-Nguesso, segundo fontes diplomáticas líbias.

O objetivo do encontro é aproximar os pontos de vista dos protagonistas líbios com vista à busca duma solução negociada para a crise neste país da África do Norte.

O encontro pretende ajudá-los a fazerem concessões para ultrapassar "a fase de obstrução política que mina a conclusão do acordo político",  além de estimular os esforços de reconciliação nacional no país, segundo as mesmas fontes diplomáticas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Congo, Jean-Claude Gakosso, entregou, durante uma recente visita ao Cairo, no Egito, um convite do Presidente congolês ao secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, para participar neste fórum de Brazaville sobre a Líbia.

O Conselho de Paz e Segurança  (CPS) da UA já acolheu favoravelmente a proposta do Presidente congolês às partes líbias de organizar uma reunião preparatória para a Conferência de Reconciliação Líbia em Brazzaville.

-0- PANA BY/IS/IBA/FK/DD 4agosto2017

04 Setembro 2017 09:29:54




xhtml CSS