Brazzaville acolhe primeira edição de pano africano

Brazzaville, Congo (PANA) - A primeira edição do Salão do Pano Africano realiza-se de 29 a 30 de junho corrente em Brazzaville, anunciou quinta-feira na mesma cidade a responsável da Agência de Comunicação de Eventos "La Fleur de Lys" (A Flor de Lis), Prisca Pamela Okemba.

No encontro participam 16 países africanos, anunciou Okemba durante uma conferência de imprensa.

Sob o lema "Empreender com o Pano", este salão registará igualmente a participação de grandes colecionadores de panos africanos, como o Kita, o Kinté, o Senoufou, o Bogolan, o Baoulé, o Wax holandês.

Patrocinado pela Primeira Dama do Congo, Antoinette Sassou Nguesso, o evento tem por objetivo promover o empreendedorismo no setor do tecido, em prol do universo do pano,  oportunidades de promoção e valorização de criações e de inovações do pano africano.

Durante dois dias, serão organizdas exposições-vendas e desfiles com coleções de Eric Schaix, Maureen AKem (Sunny Rose).

Convidado de honra, Eric Schaix evolui no mundo da moda há quarenta anos, vestindo Primeiras Damas africanas há 20 anos.

"Sigo muito a moda dos tempos do pano mas estou um pouco no intemporal porque o tecido do pano africano já é fantasista. A minha arte aplicada é o bom chique parisiense através do pano. Divirto-me muito a franzir pano, coisa que se faz pouco em África, ou a bordá-lo", declarou Schaix à imprensa.

-0- PANA MB/BEH/SOC/MAR/DD 28junho2018

29 Junho 2018 10:32:11


xhtml CSS