Brazzaville acolhe fórum sobre reconciliação na República Centroafricana

Brazzaville, Congo (PANA) - Um fórum sobre a reconciliação na República Centroafricana (RCA) realizar-se-á em Brazaville de 21 a 22 de julho corrente, por iniciativa do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, soube-se quinta-feira de fonte oficial.

A reunião visa encontrar soluções para a crise que abala a RCA desde março de 2013, por iniciativa do chefe de Estado congolês e medianeiro na crise centroafricana, Denis Sassou Nguesso, de acordo com a fonte.

O arcebispo de Bangui (capital centroafricana), o Monsenhor Dieudonné Nzapalainga, considera que o evento vai oferecer a oportunidade às partes em conflito na RCA de se poderem entender.

"Espero que seja o momento oportuno para que os Centroafricanos se digam a verdade, encontrem uma solução e que se saia uma vez para toda desta crise. Pois, para nada serve  tomar as armas para conquistar o poder. As armas dão-nos sempre um gosto de inacabado. O mais importante é o diálogo político e social que vai restabelecer uns e outros no seu lugar, a fim de darem a sua contribuição para o desenvolvimento da RCA", disse.

Nzapalainga preocupou-se igualmente com a precariedade das condições de vida das famílias deslocadas em campos de acolhimento.

"A família está atualmente dispersa e em deterioração. Porque, devido à guerra, temos as nossas irmãs e os nossos irmãos nestes campos. E não é num tal sítio que se vai cuidar da sua mulher ou do seu esposo, muito menos organizar a sua vida", deplorou.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 10julho2014

10 Julho 2014 13:56:40




xhtml CSS