Brazzaville acolhe encontro de ministros de Segurança dos países da África Central

Brazzaville, República do Congo (PANA) - Um encontro dos ministros da Segurança dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) realizar-se-á a 1 de junho próximo em Brazzaville, anunciou a rádio pública congolesa.

Para o efeito, decorre na mesma metrópole, desde terça-feira última, a 46ª reunião do Comité Consultivo das Nações unidas para Questões de Segurança na África Central (UNSAC, sigla em inglês) para preparar o evento.

No encontro participam peritos incumbidos de fazer uma avaliação crítica dos desafios da paz e da estabilidade na África Central e discutir sobre questões relacionadas com a luta contra atos de violência armada e o terrorismo na sub-região.

A insegurança e a situação humanitária causada pelo grupo terrorista camaronês Boko Haram na Bacia do Lago Tchad também merecem uma atenção especial dos participantes.

Da agenda constam diversas matérias cruciais, o mercenarismo e o crime transnacional organizado, tráficos ilícitos transfronteiriços facilitados pela porosidade das fronteiras, a proliferação de armas ligeiras e de pequeno calibre e a pirataria marítima no Golfo de Guiné.

As resoluções dos peritos serão submetidas, a 1 de junho próximo, à reunião de ministros dos Estados membros da UNSAC que eventualmente examinarião os mecanismos da implementação das mesmas.

-0- PANA MB/JSG/DIM/DD 31maio2018


31 Maio 2018 14:07:15


xhtml CSS