Brazzaville acolhe cimeira de Presidentes de países membros da região dos Grandes Lagos

Brazzaville, Congo (PANA) - Uma reunião dos Presidentes dos países membros da Conferência Internacional sobre a Regão dos Grandes Lagos (CIRGL) ocorrerá de 30 a 31 de junho corrente em Brazzaville, anunciou quinta-feira na mesma cidade o novo secretário-geral da referida instituição, Onyango Kakoba.

Kaloba fez este anunciou no final de uma audiência que lhe concedeu o presidente da Assembleia Nacional  do Congo, Isidore Mvouba.

No encontro participarão igualmente os presidentes dos Parlamentos dos países membros da CIRGL, que, em dezembro próximo, se reunirão em assembleia plenária, indicou o responsável.

Onyango Kakoba disse igualmente ter abordado com o seu interlocutor os programas e atividades da instituição regional previstas para este ano, bem como desafios a que faz face esta última.

Expressou por outro lado o desejo de ver diferentes Parlamentos representados pelo pelo menos um terço das delegações, de acordo com os documentos fundamentais.

As duas personalidades também insistiram na necessidade duma constância na designação dos cinco membros das comissões com vista a um bom acompanhamento do funcionamento da organização.

Finalmente, o novo secretário-geral da CIRGL informou os seus interlocutores sobre as missões de informações parlamentares a serem efetuadas no Burundi e no Sudão do Sul sobre questões de paz e segurança.

-0- PANA MB/DIM/DD 15junho2018


15 Junho 2018 13:42:15


xhtml CSS