Brazzaville acolhe Festival Pan-africano de Música

Sibiti, Congo (PANA) - A 10ª edição do Festival Pan-africano de Música (FESPAM) vai decorrer de 18 a 25 de julho próximo em Brazzaville com a participação de músicos provenientes de
vários países africanos, anunciou a rádio pública congolesa.

O FESPAM contará com as presenças da mítica orquestra cubana Aragon, J Martins (Nigéria), Serge Beynaud e Dj Arafat (Côte d’Ivoire), Koffi Olomidé, Werrason, Mbilia Bel, Zaiko Langa Langa, Fabregas (RD Congo), Sira Kouyaté (Mali), Zao, Roga Roga, Doucou Copa, Dolisiana, Belle Agniélé, Chorale espérance, Chœur des Séraphins, Patrouille des stars, Trésor Mvoula (Congo), Ensemble de Jazz (Orleães) e os Detroia (Angola).

Países como o Gabão, os Camarões, o Níger, a África do Sul, o Tchad confirmaram igualmente a sua participação, segundo o ministro congolês da Cultura e Artes, Jean Claude Gakosso.

O festival tem como padrinhos o saxofonista camaronês Manu Dibango e a antiga ministra francesa da Francofonia, Yamina Benguigui.

O evento vai prestar homenagem ao Presidente Denis Sassou N´Guesso por ter criado e desenvolvido este festival.

Gakosso precisou que o Conselho Internacional da Música, uma instituição das Nações Unidas, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO), estarão em Brazzaville a 18 de julho para honrar o Presidente da República do Congo.

Este ano, cantores e peritos vão dançar e discutir sobre "a dinâmica das músicas africanas na diversidade das expressões culturais", um tema que vai consagrar a rumba como património imaterial da humanidade.

"O cruzeiro no rio que organizamos habitualmente seguirá para Kinhsasa este ano. Vamos reunir uma delegação de 100 Congoleses de Brazzaville e de Kinshasa que vão confraternizar, atravessar novamente o rio e fazer a festa em Brazzaville", acrescentou o ministro congolês da Cultura e Artes.

Os espetáculos vão decorrer durante cinco dias em vez de oito como nas edições precedentes.

-0- PANA MB/TBM/SOC/MAR/TON 14julho2015

14 Julho 2015 17:49:59


xhtml CSS