Agência Panafricana de Notícias

Brasil concede 200 toneladas de milho a refugiados no norte do Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O embaixador do Brasil no Congo, Paulo Wolowski, entregou, terça-feira em Brazzaville, à ministra congolesa dos Assuntos Sociais, Emilienne Raoul, 200 toneladas de milho destinadas aos refugiados da República Democrática do Congo (RDC) no departamento da Likouala, no norte do país.

O milho foi obtido pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), que o comprou junto dos fazendeiros do departamento da Bouenza, no sul do Congo, para os encorajar e permitir-lhes aceder aos mercados nacionais e regionais com vista a lutar contra a pobreza.

Segundo o diplomata brasileiro, esta ajuda é uma resposta ao apelo lançado pelo Congo no quadro da assistência aos refugiados da RD Congo no departamento da Likouala.

Ela acrescenta-se à já concedida, há alguns anos, e às ofertas dos Estados Unidos, da Suécia, de França, da Grã-Bretanha, da Irlanda, dos Países Baixos ou de instituições como a União Europeia num montante total de cerca de 19 milhões de dólares americanos.

Cerca de 115 mil cidadãos da RD Congo encontraram refúgio desde 2009 no departamento da Likouala para fugir às violências interétnicas na província do Equateur.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 15junho2011