Brasil acolhe conferência contra empobrecimento de agricultores do sul

Cotonou- Benin (PANA) -- Uma conferência internacional sobre o lançamento da "inicitiava global sobre os produtos básicos", destinada à mobilização contra o empobrecimento dos agricultores do sul vai ter lugar em Brazília (Brasil) de 7 a 11 de Maio próximo, soube-se quinta-feira de fontes oficiais em Cotonou, a capital beninense.
Organizada pelo Fundo Comum para os Produtos Básicos (CFC), em colaboração com a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Secretariado do Gurpo dos Estados de África, Caraíbas e Pacífica (ACP), esta conferência visa definir uma estratégia para fazer dos produtos básicos um motor do desenvolvimento.
Primeiro duma série de eventos previstos no quadro da preparação da 12ª conferência quadrienal da CNUCED, a decorrer em Accra, a capital do Gana, em Abril de 2008, o encontro de Brazilia permitirá pôr em causa as problemáticas dos produtos básicos à luz da actualidade e basear o debate na redução da pobreza.
Os rendimentos de dois biliões de pessoas e os recursos de mais de 86 Governos dependem dum mecanismo que descarrilou no sector dos produtos básicos, deploram os organizadores desta conferência.
Os preços destes produtos aumentam há vários anos na sequência duma procura crescente, principalmente os grandes países emergentes, mas os rendimentos dos produtores baixam mesmo quando produzem muito mais, lamentaram.
Esta situação afecta aproximadamente uma pessoa em cada três no mundo e, além disso, os dividendos gerados por este duplo aumento escapa aos Governos de numerosos países do sul cujos meios para financiar o desenvolvimento dependem deste sector, soube-se.
De acordo com estudos, a procura e os preços poderão permanecer apoiados durante cinco a dez anos.
Se for bem canalizada, esta expansão poderá ajudar a atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que visam, entre outras metas, a redução para a metade da pobreza até 2015.

26 Abril 2007 21:04:00


xhtml CSS