Agência Panafricana de Notícias

Botswana mantém taxa bancária em 4,25% para reduzir impacto da covid-19

Gaborone, Botswana (PANA) - O Banco Central do Botswana (BoB) manteve quinta-feira as taxas bancárias do país, em 4,25 por cento, no quadro de esforços para proteger a economia nacional face à pandemia da covid-19.

 “O Comité de Política Monetária (MPC) do país decidiu manter a orientação política monetária do país e a taxa do banco em 4,25%”, declarou Moses Pelaelo, governador do banco central do país.

Esta decisão, de acordo com o governador do banco central, faz parte dos esforços concertados do Governo para reduzir o impacto da covid-19.

O Botswana, recorde-se, já traçou um plano de transformação e recuperação económica, enquanto o país está a recuperar dos efeitos da pandemia respiratória.

“Estas iniciativas devem geralmente ser positivas para a atividade económica a médio prazo”, indicou Pelaelo.

O governador do Banco de Botswana também sublinhou que a pandemia da covid-19 e as medidas de contenção que se seguiram interromperam seriamente as atividades económicas globais e nacionais.

A produção, as cadeias de abastecimento, a implementação de projetos e o fornecimento de bens e serviços "tiveram uma redução acentuada", explicou.

-0- PANA DRW/VAO/BAI/IS/MAR/IZ 21agosto2020