Bolsa nigeriana organiza consultas junto de investidores

Lagos, Nigeria (PANA) – Preocupada com a baixa de confiança dos investidores no mercado, a Bolsa da Nigéria (NSE) vai organizar a sua primeira série de consultas destes últimos na capital económica do país, Lagos, anunciou a NSE num comunicado transmitido à PANA em Lagos segunda-feira.

Estas consultas são organizadas em colaboração com uma das principais empresas mundiais de gestão de carteiras de investimento, Morgan Stanley, indicou a NSE.

O objetivo é sensibilizar os investidores aos princípios de diversificação de carteiras e aos riscos e benefícios associados ao investimento no mercado, adianta o comunicado.

Nota igualmente que os corretores receberão explicações sobre como restruturar as suas
carteiras para lhes permitir tomar decisões de investimento bem informadas.

Estarão envolvidos nas consultas os principais investidores das empresas de transações membros em todo o país que vão partilhar as suas experiências de investimento, aprendendo ao mesmo tempo dos peritos as estratégias necessárias para estruturar de modo adequado as suas carteiras de investimento.

A NSE diz ter tomado esta iniciativa devido à necessidade de ter uma base de investidores locais, com uma boa compreensão do modo de tomar as decisões de investimento justas.

No quadro duma tentativa recente de segmentação do mercado, a NSE classificou as empresas cotadas segundo as categorias "grande", "média" e "pequena" e segundo os valores nas rubricas "Receitas" e "Crescimento".

O comunicado explica que se um título é classificado na categoria "Receita" significa que, num período de cinco anos, 30 porcento ou mais das suas receitas são tiradas dos seus dividendos.

Por outro lado, a categoria "Crescimento" é a dos títulos que renderam menos de 30 porcento das receitas, num período similar de cinco anos.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/IZ 14fev2012

14 Fevereiro 2012 11:12:14


xhtml CSS