Bill Gates orador principal da XIV Conferência Anual Nelson Mandela

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O filantropo e empresário norte-americano Bill Gates será o orador principal da 14ª edição da Conferência Anual Nelson Mandela, em que vai apresentar,  próximo domingo, uma comunicação sobre o tema central “Viver Juntos”, no campus Mamelodi da Universidade de Pretória, na África do Sul.

Segundo um comunicado transmitido à PANA, Gates vai desenvolver a sua visão sobre a forma de criar um mundo melhor em torno do tema central desta conferência anual.

Numa mensagem vídeo pré-gravada, Gates declara sentir-se honrado pelo convite para participar num debate sobre a forma de criar um mundo melhor.

Ele exprime  também a necessidade de aplicar um novo pacto social no mundo  para pôr termo a conflitos de longa duração,  vencer a intolerância e os preconceitos, melhorar o acesso aos cuidados médicos e à educação e reduzir a pobreza e as desigualdades.

Por outro lado, numa homenagem ao ícone da luta antiapartheid (Nelson Mandela), Gates nota que, enquanto pai fundador duma África do Sul democrática, ele continuará a estar nas memórias das gerações futuras pela sua coragem, visão e busca contínua da igualdade e justiça.

Ele defende que o legado de Mandela « vive como uma recordação de que é possível vencer os grandes desafios ».

O diretor para África da Fundação Bill e Melinda Gates, Ayo Ajayi, nota que a participação de Gates na Conferência Anual Nelson Mandela e na conferência sobre a sida  representa uma indicação da importância de que revestem a África do Sul e África para a sua Fundação.

A Conferência Anual Nelson Mandela, instituída em 2003, constitui uma atividade principal da Fundação epónima para honrar o seu fundador falecido a 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos.

Ela permite abordar  questões de atualidade que afetam a África do Sul, África e o resto do mundo.

Esta conferência encoraja ao mesmo tempo o diálogo local e internacional sobre questões muitas vezes delicadas como um meio de se ocupar dos desafios múltiplos e complexos a que o mundo atual faz face.

As conferências são apresentadas por oradores que deram uma contribuição significativa no seu domínio de perícia.

O evento é organizado em colaboração com a Universidade de Pretória no seu campus em Mamelodi, e dedicado às famílias de Mamelodi que perderam entes queridos durante os anos do Apartheid e em homenagem à sua contribuição para a luta pela democracia.

-0- PANA BAL/JSG/FK/IZ 14julho2016

14 Julho 2016 16:56:05




xhtml CSS