Agência Panafricana de Notícias

Benin quer relançar conferência de líderes parlamentares da África Ocidental

Dakar, Senegal (PANA) – O presidente da Assembleia Nacional do Benin, Mathurin Coffi Nago, reiterou a sua intenção de redinamizar o projeto da Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da África Ocidental (CPAO) para promover a unidade e a democracia parlamentar na região.

Falando durante uma sessão de trabalho segunda-feira na capital senegalesa, Dakar, entre delegações parlamentares beninense e senegalesa, ele insistiu na importância de tal encontro que constitui "uma grande etapa para o Benin e para a África Ocidental".

''Vimos fazer o balanço da cooperação interparlamentar entre o Benin e o Senegal e discutir sobre as perspetivas que se oferecem a nós no quadro da CPAO, uma nova organização que tentamos restaurar na zona CEDEAO, pois o Senegal é um bom exemplo em matéria de legislatura na África Ocidental", disse.

A CPAO foi criada em 1999 pelos Parlamentos dos países-membros da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) para reforçar os objetivos de integração dos povos, em conformidade com a vontade dos Governos e dos chefes de Estado da região.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional do Senegal, Moustapha Niasse, congratulou-se com o espírito de unidade que reinou durante a reunião, e felicitou o Benin pelos seus esforços para a adoção de uma lei sobre a paridade entre homens e mulheres.

As duas partes assinaram uma declaração oficial que sanciona os seus trabalhos.

Coffi, que chegou a Dakar sexta-feira última para uma visita de cinco dias, tendo regressa ao seu país terça-feira à tarde.

-0- PANA KAN/AAS/IBA/CJB/IZ 25fev2014