Benin perde 3% do seu PIB por desnutrição

Cotonou, Benin (PANA) – A desnutrição provoca no Benin uma perda no crescimento de três porcento do PIB (Produto Interno Bruto), ou seja cerca de 913 biliões de francos CFA, segundo dados divulgados pela representação nacional do UNICEF no quadro dos trabalhos de implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Alimentação e Nutrição.

Apesar do reconhecimento a nível internacional dos esforços do Benin a favor da nutrição, a desnutrição crónica, que atinge quatro crianças em cada 10, abranda o desenvolvimento humano e económico do país.

O Benin, recorde-se, tornou-se desde setembro de 2011, no 20º membro do Movimento Internacional SUN «Scaling Up Nutrition».  

Para o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o dinamismo dos atores, catalisado pela vontade e pelo compromisso político evidente do Governo, vai contribuir para enfrentar os desafios que surgirão a nível do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Alimentação e Nutrição nas 77 comunas do Benin até 2017.

Trata-se nomeadamente da coordenação, do reforço das capacidades, da mobilização ativa dos recursos a favor da nutrição e do desenvolvimento de estratégias inovadoras para prevenir a desnutrição num período de mil dias.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Alimentação e Nutrição é, recorde-se, uma iniciativa beninense que promove um novo estilo de participação e de responsabilização dos atores e cujos executores são as comunas.

O custo do plano eleva-se para cerca de 650 francos CFA por habitante, por ano, durante quatro anos (um dólar americano equivale a 522 francos CFA).

-0- PANA IT/AAS/CJB/IZ 20ago 2012

20 أغسطس 2012 20:52:39




xhtml CSS