Agência Panafricana de Notícias

Benin lidera UEMOA em matéria de desenvolvimento humano

Cotonou, Benin (PANA) - O Benin é o país líder da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) em termos de desenvolvimento humano, de acordo com um último relatório de desenvolvimento humano de 2020.

“Em 2019, o Benin avançou cinco lugares no ranking mundial, com base na qualidade do desenvolvimento humano. O nosso país tornou-se no primeiro em termos de desenvolvimento humano no espaço da UEMOA e no terceiro no espaço da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), atrás de Cabo Verde e do Gana ", regozijou-se segunda-feira o ministro de Estado do Benin, Abdoulaye Bio Tchané-

O governante intervinha no lançamento, segunda-feira, ao nível nacional, deste relatório sob o lema "Desenvolvimento Humano e o Antropoceno: A Próxima Fronteira ", publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“As políticas e ações do Governo permitiram observar um forte crescimento económico de mais de seis por cento nos últimos anos. Os avanços observados nos setores da saúde e da educação, são fruto de importantes medidas tomadas pelo Governo, nomeadamente e a disponibilização de infraestruturas de saúde, o aumento da produtividade, o combate aos medicamentos falsificados, o reforço da presença do pessoal de enfermagem e educativo”, congratulou-se.

Frisou que a quota destinada ao social aumentou gradualmente no orçamento do Estado, passando a representar 27,5 por cento entre 2016 e 2019, e 43,3 porcento em 2020.

Para o ano de 2021, ela foi aumentada para 47,24 por cento, acrescentou.

Bio Tchané reafirmou que as políticas implementadas pelo Benin estão e estarão em sintonia com recomendações do relatório.

“Acredito que este relatório ajudará a estimular um debate público de alto nível no Benin sobre a urgência de se resolver dificuldades que impedem o desenvolvimento humano para todos, no que diz respeito à salvaguarda do nosso planeta comum”, disse o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Benin, Aouale Mohamed Abchir.

-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 22dez2020