Benin elabora plano para aumentar nível de docentes

Cotonou, Benin (PANA) – O Governo beninense decidiu elaborar um plano de reforço da formação profissional contínua dos docentes das escolas  públicas, para fazer face à diminuição do nível de professores em expressão oral e escrita, anunciou sábado o Ministério dos Ensino Materno e Primário.

Uma avaliação do desempenho do pessoal docente, realizada em 2017 pelo Ministério, no quadro da execução da Parceria Mundial para a Educação, constata que «de forma geral, o nível de domínio dos instrumentos  linguísticos (gramática, conjugação, ortografia ) pelos professores avaliados ainda não está à altura das expetativas ».

Por outro lado, as inspeções pedagógicas organizadas no quadro regular do controlo e supervisão pedagógica pelas estruturas do Ministério notam para alguns professores lacunas preocupantes em expressão oral e escrita.

Esta avaliação realizada sobre um efetivo representativo de seis mil 720 docentes no plano nacional visa, segundo o Ministério,  garantir a qualidade dos ensinamentos  dispensados aos aprendizes que contribua para a melhoria do sistema educativo.

Durante esta avaliação, foram apreciadas as capacidades dos professores em algumas disciplinas das quais o francês e as matérias derivadas, a  fim de organizar, se necessário, ações de reforço das suas capacidades.

-0- PANA IT/JSG/SOC/FK/IZ  20maio2018

20 Maio 2018 13:10:42


xhtml CSS