Agência Panafricana de Notícias

Benin defende Conselho de Entendimento no centro da integração oeste-africana

Cotonou, Benin (PANA) – O chefe do Estado beninense, Boni Yayi, defendeu segunda-feira última, em Cotonou, a criação duma instituição no centro do reforço da integração regional, soube-de fonte oficial ño local.

"O Conselho do Entendimento estará doravante, graças ao compromisso verdadeiro de cada um de nós, no centro do compromisso da integração regional e do desenvolvimento do continente", disse Boni na abertura da cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países membros deste agrupamento, de que é presidente em exercício.

Fazendo o balanço dos 52 anos da instituição sub-regional, o chefe do Estado beninense congratulou-se com o facto de que, durante as primeiras duas décadas, a instituição favoreceu uma cooperação económica pela implementação de programas que têm um impacto positivo sobre as populações.

Todavia, lamentou Yayi Boni, o alcance destes programas permaneceu relativamente limitado em relação às ambições dos países, enquanto as crises políticas e sociais que assolaram diferentes países impediram a visibilidade da instituição.

Por sua vez, referindo-se à bíblia, o secretário-geral do Conselho do Entendimento, Magloire Tchétché Téti, disse: "Conselho do Entendimento levanta-te e ocupe o lugar que é teu !".

Esta reunião de alto nível do Conselho do Entendimento, que agrupa o Benin, o Burkina Faso, o Níger, a Côte d'Ivoire e o Togo, te, como objetivo analisar os resultados das auditorias da instituição sub-regional no quadro da reorientação das suas atividades.

O encontro, que se segue às reuniões do Conselho dos Ministros dos Negócios Estangeiros dos países membros decorridas em outubro último em Cotonou, será consagrada à avaliação da implementação das decisões tomadas durante a última cimeira dos chefes de Estado em Yamoussoukro (Côte d’Ivoire) em julho de 2009, no âmbito da reforma profunda desta organização sub-regional.

-0- PANA IT/TBM/IBA/CJB/DD 06dez2011