Agência Panafricana de Notícias

Benin decreta feriado para facilitar registro eleitoral

Cotonou, Benin (PANA) – O Benin decretou feriado esta sexta-feira para permitir aos eleitores registar-se no ficheiro eleitoral ou retirar os seus cartões de eleitores em prelúdio das eleições presidenciais previstas para 13 de março, soube-se quinta-feira à noite em Cotonou de fonte oficial.

A três dias das eleições presidenciais, as populações manifestam-se para ser recenseadas e as que já estão empurram-se para a retirada dos cartões de eleitor entregues numa desordem indescritível.

O censo complementar exigido pela lei derrogatória que deveria tomar em conta todos os Beninenses em idade de votar apenas satisfará alguns sortudos.

Iniciado quarta-feira para durar dois dias, este censo não poderá ser feito nos prazos previstos devido a numerosas falhas, nomeadamente o número insuficiente de agentes e de kits, a sua qualidade (vários kits são não funcionais) face ao número impressionante de pessoas que esperam ser registradas.

As eleições presidenciais, inicialmente previstas para 27 de fevereiro, foram adiadas para 6 de março e depois para 13 de março devido aos atrasos na instalação dos desmembramentos da Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA), na disponibilidade da lista eleitoral e na distribuição dos cartões de eleitor.

-0- PANA IT/AAS/SOC/MAR/TON 11março2011