Agência Panafricana de Notícias

Benin decreta 7 dias de luto nacional após morte de ex-Presidente

Cotonou, Benin (PANA) - O Governo beninense decretou um luto nacional de sete dias em memória ao ex-Presidente da República, Mathieu Kérékou, falecido quarta-feira aos 82 anos.

"A nação beninense inteira está de luto. Em nome do Governo, decreto um luto nacional duma semana com a colocação das bandeiras à meia haste em todo o território", indica uma mensagem do Presidente beninense, Thomas Boni Yayi, publicada quarta-feira à noite pelo Governo beninense.

"Convido todos à oração e ao recolhimento para honrar a memória do Embondeiro, do grande homem, o Presidente Mathieu Kérékou", indica o sucessor de Mathieu Kérékou na sua mensagem de condolências.

Mathieu Kérekou chegou ao poder no Benin a 26 de outubro de 1972 depois dum golpe de Estado militar e foi o Presidente beninense que marcou duravelmente a história do país.

O ex-general marxista leninista foi o primeiro Presidente africano a organizar em 1990 a primeira conferêcia das forças vivas da nação que permitiu a instauração da democracia no Benin.

-0- PANA IT/TBM/MAR/TON 15outubro2015